sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Endecha

.
.
.

Leonardo da Vinci. detalhe do Retrato de Ginevra de' Benci. c.1474-1476.
óleo sobre madeira; 38,8x36,7cm. Washington, National Gallery



Do pequeno e ao mesmo tempo magnífico detalhe pintado por Leonardo da Vinci se apreende o todo: a moça é triste.
É triste nos lábios, é triste nos olhos imóveis e no olhar distante, é triste no movimento de alma que se pode ler com facilidade e que faz acordo com a paisagem outonal ao fundo. Declínio da luz, que lança seus derradeiros reflexos no dourado dos cabelos, nas folhagens.
Chama-se Ginevra e é jovem e melancólica exatamente como outra Ginevra de quem já falei. O ginepro-junípero, a árvore da família dos ciprestes de onde deriva o nome próprio (Ginevra-Genebra), cria uma cortina escura que emoldura a figura e a destaca com precisão.





Leonardo parece ter tentado o gênero do retrato pela primeira vez nesta obra, provavelmente ainda nos últimos anos de sua passagem pelo ateliê de Verrocchio em Florença. Portanto, cerca de trinta anos antes da realização de sua obra-prima, a Monalisa. Experimentava a técnica, buscava a verdade da percepção visual. Até os dedos ele usou aqui para espalhar e esfumar a tinta a óleo. Se o efeito geral da interpretação da figura é algo gélido, escultural, o detalhe da textura e da expressão dos lábios mostra o quanto Leonardo ia no caminho certo.

Esta pintura talvez tenha sido encomendada como um retrato nupcial para o casamento de Ginevra de' Benci - realizado aos dezessete anos -, ou talvez esteja ligada ao amor platônico que a jovem deixara no círculo dos Medici, Bernardo Bembo. A leitura e interpretação da imagem pintada no reverso do painel sugere que o retrato deve ter sido encomendado em âmbito mediciano:

Um ramo de loureiro à esquerda (emblema de Lorenzo de' Medici), um ramo de palma à direita (simbolizando a virtude e a castidade), ambos entrelaçados no alto contra um fundo de falso pórfiro (a pedra vermelha, de significado nobre, predileta de imperadores), ambos formando um arco que protege um pequeno galho de junípero (a própria Ginevra). Arrematando o conjunto, a inscrição VIRTVTEM FORMA DECORAT - a virtude adorna a beleza, um moto que remete ao de Bembo VIRTVS ET HONOR.
Disso se infere o significado da imagem triste. Sob a proteção de Lorenzo, um amor vingou, mas não pôde florescer. Ela se casa com outro, ele retorna a Veneza.


(A palavra 'endecha' aprendi com a Adélia Prado.
O recorte dos lábios de Ginevra me remetem a essa palavra, por sua concentração de beleza e tristeza.
Endecha: composição poética sobre assunto melancólico; canção triste, de tom lamentoso e sentimental)



 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário