domingo, 11 de abril de 2010

The mid-autumn moon

.

Na China, a noite entre o 14°e o 15° dia do oitavo tavo mês lunar do Ano Novo é especial.  Mas o luar de meados de outono é somente uma pequena parte de um tempo de muitas festas, um tempo de celebrar as colheitas e fazer votos para um futuro de paz e alegria. Na noite do luar de meados do outono, de acordo com uma milenar tradição, a benfazeja lua que os chineses acreditam ser a mais brilhante do ano vem adornar uma das reuniões mais esperadas: a das famílias, que então se reúnem para comer, beber, festejar a vida e reforçar seus laços. Aqueles que porventura estiverem ausentes lastimam.


Shên Zhou (1427-1509), um dos mais talentosos artistas da dinastia Ming (1368-1644), pintou, por volta de 1486, uma delicada cena do festival de meados de outono (Watching the mid-autumn moon. Nanquim e tinta colorida sobre papel; 30,4 x 134, 5cm. Boston, Museum of Fine Arts). Os convidados celebram em torno de uma mesa à direita. A rainha da festa é discreta: uma pequena mancha clara flutuando no canto superior esquerdo - contraponto. E Shên Zhou reflete então, melancólico, no poema que relaciona à imagem, sobre a passagem do tempo:





"(...) How many mid-autumns can an old man have?
He knows this passsing light cannot be held
Time changes men; it does not change the moon.
The old moon and young men are poles apart
How dull is youth; it knows not this
every year it sees the moon and every year is glad
But old men have eyes  and see the same return...
And we, we are full of memory (...)"

.
Tseng Hsien-ch'i e Richard Edwards,
in Shên Chou in Boston Museum, 1954

.




Vejam o poema do Fernando Campanella e a música tradicional chinesa que ele descobriu

2 comentários:

  1. Informação, poema e ilustração primorosos. Shên Zhou então pintava e escrevia, um trabalho integrado, como Hermann Hesse fez com poemas seus e aquarelas que pintava. Maravilha. Tento um pouco isso com minhas fotos e poemas também.
    Agora confesso que tenho muito identificação com a poesia tradicional chinesa.
    Grande abraço, e muito obrigado por ter adicionado à postagem os meus poemetos, e vídeo que maravilhoso que escolhi para minha postagem.
    Belo diálogo entre eu, você, e toda tradição poética/pictórica da China.

    ResponderExcluir
  2. Fernando, o vídeo que você escolheu é lindo mesmo. A música é maravilhosa. Me identifiquei de imediato. Também eu aprecio muito a arte chinesa (e a japonesa também), embora conheça pouco, formada que fui na tradição da arte ocidental, europeia.
    Obrigada pela svisitas e pelos comentários.
    Abraços

    ResponderExcluir