sábado, 11 de setembro de 2010

Vere novo

.
.
.
Eis que é chegado novamente o tempo da renovação.
Tempo de verdejar e de florescer; tempo de exuberância.

Nenhuma estação deve ter sido mais cantada do que a primavera, que reinicia o ciclo da vida após o árido descanso invernal. Fácil é fazer a analogia com todos os recomeços, os nascimentos, as esperanças.

Para nós, a primavera acontece em setembro. No hemisfério norte, após o degelo de março, com a elevação das temperaturas, os homens voltavam ao trabalho nos campos e até as guerras podiam ser retomadas - e daí março ser o mês dedicado a Marte, o deus guerra.

Primavara (romeno); primvers (provençal); primevoire (francês arcaico), primavera (português, espanhol, italiano e catalão). Do hemisfério norte vêm ainda a palavra que designa este tempo de esplendor. De sua etimologia (primus-ver), 'prima' vem do latim primus, significando 'primeiro', com a possibilidade de também dizer 'antes'.  Do restante, ver-véris remeteria tanto à estação  seguinte e a mais quente de todas, o 'verão', quanto às 'flores'. De ver, no entanto, supõe-se uma raiz de origem no caminho veser-vasantas, que remontam ao sânscrito vas, com o sentido de 'arder', 'resplandecer'. 
A palavra, portanto, traz não apenas um aspecto semântico bastante rico, mas uma vasta sugestão de imagens. A 'primeira estação' do hemisfério norte (no francês, lieralmente primtemps) é o tempo que precede o calor do verão, o tempo do florescer, o tempo do primeiro esplendor.

vere novo (lat.): o começo da primavera









.
.
.

2 comentários: