terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Angelos




Todos os anos, quando chega dezembro, eu me recordo de uma pequena frase
de Gabriel Garcia Marquez em Cem anos de solidão:
"Amaranta Úrsula voltou com os primeiros anjos de dezembro."
.
.

Guido Reni. Anjo Gabriel, Anunciação. s.d.
Óleo sobre tela; 58,5 x 46,5cm. Oldenburg, Landesmuseum

Em toda a hierarquia angélica, estabelecida já no final da antiguidade, o anjo da Anunciação,
Gabriel, é dos que melhor representa o significado original da palavra.

  

De acordo com a teologia hebraica e cristã, o anjo é um ser espiritual criado por Deus, de natureza superior à humana, que frequentemente serve de elo de ligação entre o mundo terreno e o divino. A arte e a literatura os descreveram abundantemente com uma série variável de atributos: frequentemente - porém nem sempre - são alados, podem vir nimbados e aureolados, jovens ou crianças, quase sempre andróginos  (e sem sexo, como todos sabem, a partir da velha discussão bizantina...), mas sempre seres suaves e delicados. Podem trazer um bastão, um rolo com escritos, flores... podem tocar instrumentos, cantar e dançar... As figuras que o cristianismo fixou desde a idade Média partem - e por isso se confundem mais ou menos, de acordo com o período da história da arte - das figuras dos  'putti' e, por vezes, das 'nikai' da antiguidade pagã.


O 'anjo' é, por definição dada pela etimologia, o 'mensageiro'. Nas línguas ocidentais, a palavra vem do latim angelus através do grego àggelos ou angelos, sofrendo pouquíssimas variações mesmo nas línguas não-latinas: angels (provençal); angel (inglês), angelo (italiano), angel ou ange (francês), ángel (espanhol), àngel (catalão), inger (romeno), Engel (alemão), engel (holandês, norueguês e dinamarquês), engjëll (albanês), angyal (húngaro), anxo (galego), aingeal (irlandês), e por aí...

A raiz mais remota da palavra está, provavelmente, no sânscrito-védico angiras-aggaros-angar, igualmente significando 'mensageiro' e com ligação estreita à raiz indo-europeia de andare (ir) e agir.  O anjo, portanto, tem um papel bem definido: é aquele que vai, que é enviado, com a missão de comunicar uma mensagem superior (simbolizada pelo bastão). 






.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário