segunda-feira, 26 de março de 2012

Héstia

..
To whom I owe  the leaping delight 
that quickens my senses in our waking time
and the rhythm that governs the repose of our sleepingtime...
(T. S. Eliot)






Certa vez, muitíssimos anos atrás, a noite nos apanhou, a mim e a meu ex-marido, namorando a casa que estávamos construindo. De projeto ambicioso, nunca ficava pronta, nunca parava de exigir dinheiro. Anos construindo, ansiando dia após dia, mês após mês, por ver o resultado acabado. Naquele finzinho de tarde, me lembro bem da emoção que senti quando vi, pela primeira vez, a luz acesa lá dentro. Pensei comigo: agora essa casa tem  alma, agora tem vida, agora é uma casa, não mais uma obra. 
E disso os antigos sabiam: é o fogo - luz e calor - que dá vida à casa. Os gregos criaram Héstia, a deusa filha de Cronos, da primeiríssima geração olímpica: é a personificação da chama sagrada que protege, enquanto aquece e ilumina, os lares; a chama em torno da qual a família se reúne e se aconchega. As residências gregas possuíam um altar onde noite e dia uma chama era cuidada, mantida viva. A palavra 'lar', aliás, vem de 'lareira', denotando a mesma ideia trazida por Héstia.

Nada conforta mais o homem do que a simples vista de sua casa iluminada quando a noite avança. É nesse instante que a casa, o edifício inanimado, se transforma em lar. 
.

4 comentários:

  1. Em Portugal diz-se do prédio de apartamentos ou do conjunto habitacional, um prédio ou conjunto com tantos "fogos" quantas unidades residenciais possuir...

    ResponderExcluir
  2. Nossa casinha tem alma e calor. Tem também pequenas vidraças que refletem as últimas réstias de céu por sobre as araucárias, antes dos passarinhos todos se recolherem às suas ramadas de predileção e nós, ao nosso ninho de repouso e ternura!

    ResponderExcluir
  3. É um dos meus lugares de predileção no mundo inteiro... Vê quantas vezes ela aparece aqui?

    ResponderExcluir