quinta-feira, 22 de julho de 2010

Nel mezzo del camin...

.
.
Eis um  poema de Olavo Bilac, Nel mezzo del camin. O título é o primeiro verso da Divina Comédia, de Dante). Foi lido por mim nos idos da década de 80 num livro de português de alguma etapa ginasial, e decorado com gosto, e tantas vezes recitado. Depois a página foi recortada ao final do ano letivo e finalmente guardada no meio de um diário.  Nunca me esqueci a compaixão despertada ali por uma dor alheia (que 'compaixão', diz a etimologia, é provar em si a dor do outro) que eu desconhecia mas talvez já soubesse inevitável para quem vive, para quem está percorrendo o caminho da vida.




Edvard Munch. Olho a olho 1894. Oslo.
(pintura cindida e invertida por Amarilis).



Nel mezzo del camin...

Cheguei. Chegaste. Vinhas fatigada
E triste, e triste e fatigado eu vinha.
Tinhas a alma de sonhos povoada,
E alma de sonhos povoada eu tinha...

E paramos de súbito na estrada
Da vida: longos anos, presa à minha
A tua mão, a vista deslumbrada
Tive da luz que teu olhar continha.

Hoje segues de novo... Na partida
Nem o pranto os teus olhos umedece,
Nem te comove a dor da despedida.

E eu, solitário, volto a face, e tremo,
Vendo o teu vulto que desaparece
Na extrema curva do caminho extremo.



.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário