sábado, 14 de agosto de 2010

Harmonia

.
.
.





De repente
de passagem abre-se o céu
e em descentrado abrigo

um sol no peito




*



Harmonia: segundo o Houaiss, a palava vem do grego, significando 'união', 'acordo', 'ordem'...  "combinação de elementos ligados por uma relação de pertinência, que produz uma sensação agradável e de prazer"; "ausência de conflitos; paz, concórdia"; "conformidade entre coisas ou pessoas; concordância"...
Não por acaso, o termo é revestido de  muitas e sutis acepções dentro do universo das artes - arquitetura, música, literatura - indicando substancialmente, porém, uma feliz concordância entre elementos díspares na formação de um todo. Trata-se, em suma, de como as partes, pelo que são individualmente, plenas em si, quando colocadas a se relacionar dentro de um determinado limite, concorrem para a formação de um todo que  justamente por essa relação de plenos concordantes se enriquece, se engrandece. Essa relação é capaz de tocar as cordas de muitos sentidos, capaz de pacificar o caos, amenizar as angústias e, sobretudo, gerar beleza.

O autor da foto é um sujeito sem nome (vejam os créditos abaixo) que enxergou maravilhosamente bem a relação harmônica entre a parede azul ( superfície gasta, humilde) de uma igrejinha em Puebla, no México, e uma laranja. Relacionou o plano e a concavidade, a luz e a sombra, o azul e o laranja na medida exata para não brigarem (porque essas cores, complementares que são, tanto se atraem quanto se repelem), rimou formas circulares e semi-cirulares... Selecionou do mundo em torno de si um pequeno e delicioso quadro harmônico.





foto original por 'thefirstnoname' in http://www.flickr.com/photos/mathoms/1200688607/
texto: Amarilis|Letícia
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário